O que é Outsourcing de Impressão?
Outsourcing de Impressão refere-se ao aluguel, comodato ou locação de impressoras ou equipamentos de impressão em geral. Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como Terceirização de Processos não Estratégicos para uma Empresa. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa, fazendo com a empresa possa focar nas atividades principais e estratégica de seu negócio.
O outsourcing é uma prática fundamental para o sucesso da gestão empresarial, possibilitando um crescimento rentável na empresa, contribuindo para um melhor controle de gastos e concedendo mais recursos humanos e tecnológicos ao dispor da empresa. Segundo Gardner, 70% das empresas não sabem o quanto gastam com impressões, e é até mesmo por falta de consciência de colaboradores e gestores, a produtividade e custos são comprometidos por falta de gestão de impressões.
Quais são os objetivos da implantação de outsourcing de impressão?
- Reduzir custos diretos e indiretos;
- Manter as áreas de informática focadas com atividade fim da empresa;
- Atualizar de forma automática o parque de equipamentos e o treinamento da equipe;
- Planejar melhor os gastos (despesas e investimentos) da empresa;
- Conseguir maior objetividade na análise custos x benefícios;
- Acompanhar a evolução tecnológica, oferecer soluções cada vez mais eficientes e que possibilite o crescimento da empresa.
Etapas de um projeto de outsourcing de impressão:
Um projeto de outsourcing de impressão necessita de um trabalho orquestrado e planejado, que normalmente é dividido em cinco etapas bem definidas:
1º – Levantamento: Análise dos volumes de impressão e custos atuais com a produção de documentos e configuração do parque de impressoras.
2º – Proposta: Elabora-se o projeto com a solução mais viável para sua empresa.
3º – Implantação: Instalação e configuração dos equipamentos e softwares.
4º – Treinamento: Conscientização e treinamento dos funcionários sobre o processo de utilização, evitando assim o desperdício e minimizando o tempo de trabalho.
5º – Operação: Acompanhar e gerenciar serviços no ambiente de produção buscando evoluir e melhorar continuamente o processo de impressão.
Benefícios do outsourcing de impressão
Empresas que desfrutam do outsourcing como estratégia de negócio conseguem resultados eficazes em relação a sua produtividade e são, na maioria das vezes, bem sucedidas. Essas empresas adaptam-se melhor às mudanças que o mercado exige, garantindo sua sobrevivência no cenário competitivo.
Abaixo seguem alguns benefícios percebidos pelas empresas que contratam outsourcing de impressão:
- Maior produtividade e eficiência;
- Atualização tecnológica;
- Qualidade e disponibilidade dos recursos de impressão;
- Não imobilização de ativos;
- Diminuição de TCO (Custo de propriedade);
- Redução de fornecedores;
- Manutenção e suporte padronizados;
- Operação pró-ativa;
- Aumento da velocidade de impressão;
- Aumento da velocidade de processamento das impressoras;
- Diminuição do tempo de impressão para a primeira página;
- Atualização do parque de impressão;
- Redução nos custos;
- Gerenciamento de produtividade;
- Levantamento e estudo do parque de impressões e seus respectivos custos.
De uma forma geral, outsourcing de impressão é uma ótima saída para empresas que querem focar em suas atividades principais e receberem um nível de atendimento adequado a suas necessidades, no que se refere à serviços de impressão.