Impressão

Cuidados com o papel para impressão

CUIDADOS COM O PAPEL PARA IMPRESSÃO

A impressão de documentos é um serviço fundamental em ambientes corporativos.  Para evitar situações indesejáveis e que atrapalham o fluxo de atividades da empresa,  cuidado com papel é essencial . Muitas destas situações podem ser facilmente evitadas, preservando sua produtividade e qualidade de impressão.

Como armazenar o papel corretamente?

Para preservar as ótimas características de seu papel para impressão, o modo mais recomendado é utilizar uma estufa. A estufa funciona como um desumidificador, retirando o excesso de água de grandes quantidades de papel de uma vez. Ela mantém uma temperatura de 20º C à 25ºC e umidade relativa do ar de 35 a 50% Grande parte das empresas não possui tal ferramenta. Vamos então, dar algumas dicas de  cuidados e formas alternativas de estocagem.

 

  • As caixas de papel devem ser armazenadas em uma superfície plana, afastadas do chão e da parede. Sempre respeite o limite de empilhamento! Evite mais de seis caixas empilhadas uma em cima da outra.

 

  • As resmas de papel (pacotes menores) devem ser armazenadas em posição “deitada”, evitando assim que as folhas fiquem tortas.

 

  • Aba uma resma de papel preferencialmente no momento em que irá utiliza-lo. Caso sua impressora não comporte o pacote inteiro do papel mantenha a resma selada (com um pedaço de fita adesiva ou etiqueta) em um local seco, arejado e protegido do sol.

 

  • Ao abrir uma resma, não rasgue totalmente a embalagem. Utilize a embalagem original para armazenar o restante do papel que não será utilizado naquele momento.

 

  • Não deixe grandes quantidades de papel na impressora se não houver uma grande demanda de impressão.

 

  • Ao final de seu expediente de trabalho, retire o papel não utilizado da bandeja da impressora, e o retorne na embalagem original. Este hábito irá preservar as características do papel e protegê-lo da umidade noturna. Caso a embalagem esteja danificada ou você já tenha esgotado o pacote, guarde o papel envolto em um material plástico, fechado, e em um ambiente seco e protegido do sol.

  • Sempre que pegar um punhado novo de papel, você irá notar que as folhas parecem estar “coladas” ou “grudadas” umas nas outras. Sempre ventile as folhas com as mãos para separar as folhas, assim como é demonstrado na imagem à direita. Certifique-se que o local de armazenamento não esteja úmido.

 

 

A umidade é um inimigo das folhas de papel. Seguindo nossas dicas, você diminuirá seus prejuízos com manutenção da impressora e desperdício de papel. Sempre se certifique de que o local onde as folhas estão armazenadas não estão com excesso de umidade. Afinal,  folhas úmidas resultaram em uma situação de atolamento de papel na impressora, como você pode ver mais aqui.

E aí? Quantas destas dicas você já conhecia? Já experimentou colocar estas ações em prática? Você irá se surpreender com os resultados e a diminuição de situações desagradáveis com a impressora! Tem alguma sugestão que não está em nossa lista de cuidados? Deixe um comentário e nos conte como você faz!