Impressão

Como saber quando trocar a tinta/toner de minha impressora?

Um dos tipos de chamado aberto para o suporte técnico de impressão, é a troca de toner ou tinta. Saiba quando é necessária uma troca, pois há diferentes formas de identificar quando a mesma é necessária.

  1. Mensagem de erro de toner apresentado no visor da impressora ou na tela do computador;
  2. Falhas ou riscos na impressão;
  3. Impressão desbotada;
  4. Tinta ressecada por falta de uso do equipamento;
  5. Impressão de cores diferentes do esperado;

Conforme o modelo de seu equipamento, há diferentes formas de manter seu equipamento imprimindo, dê só uma olhada e identifique em qual desses 4 tipos de recarga seu equipamento permite:

Trocando cartuchos de tinta:

Impressoras jato de tinta que contêm cartuchos são as mais comuns e acessíveis do mercado, o procedimento de troca destes cartuchos é bem simples e dispensa a necessidade de um técnico para realizar o processo, entre os modelos de impressoras, é possível encontrar modelos com apenas 1 cartucho e outros com até 6 cartuchos diferentes, é necessário prestar bastante atenção para não coloca-los em ordem incorreta, possibilitando possíveis danos em seu equipamento.

Abastecendo o Bulk Ink:

Impressoras jato de tinta com Bulk Ink, ou também conhecido como “Kit Bulk”, são recipientes de tinta, e são geralmente colocado do lado externo da impressora, tendo entre 4 e 6 recipientes de cores; sua recarga pode ser realizada sem a necessidade de um técnico, utilizando apenas uma seringa hospitalar para inserir a respectiva tinta de impressão para o bulk ink indicado.

Trocando o cartucho de toner:

Impressoras digitais geralmente utilizam toners para realizar a impressão, e quando o toner está baixo é necessário fazer a troca do mesmo, embora seja um procedimento aparentemente simples, é indicado que um profissional da área ensine o procedimento para realizar a instalação do equipamento.

Trocando o refill de toner:

Como foi mencionado acima, impressoras digitais utilizam cartuchos de toner para a impressão. O toner antes de ser inserido ao cartucho, é uma espécie de pó, diferente das impressoras jato de tinta que são líquidas. Para o reabastecimento de toner no cartucho de impressão é necessário que um profissional faça a coleta do cartucho, faça o reabastecimento de toner, e retorne para inserir o cartucho ao equipamento.

 

Estes são os 4 procedimentos mais comuns para manter seu equipamento imprimindo após o nível de tinta/toner chegar ao fim, caso você saiba de outros procedimentos, deixe um comentário e podemos incluir em nossa publicação, proporcionando à todos os leitores acesso à informações interessantes que podem ajudar no dia-a-dia do escritório.

Em breve, faremos uma publicação sobre cartuchos originais, compatíveis e remanufaturados, fique antenado em nosso blog!